Translate

terça-feira, 22 de maio de 2012

Slides para a 6ª aula: A Parábola da Rede

APSJ irmãs (o)!


Segue abaixo alguns slides que criei para auxiliar a nossa aula do próximo domingo, sobre a Parábola da Rede. Espero que gostem e seja muito útil!


Deixem seus comentários, sugestões ...


Fiquem com Deus!!!







Material para a 6ª aula: A Parábola da Rede

APSJ,

Segue abaixo o material de apoio para a aula da Escola Bíblica do próximo domingo, encerrando os Estudos das Parábolas do Reino.

Este material foi retirado do Satélite Maranata

6ª AULA
ASSUNTO: A Parábola da Rede
TEXTO FUNDAMENTAL: Mateus 13:41-50

Introdução

O Senhor Jesus continuou ensinando aos seus discípulos, usando nas parábolas, exemplos que eles conheciam. Precisavam das revelações a respeito dos mistérios que foram apresentados pelo Senhor.
Eles sabiam o que era um tesouro, o que era uma pérola, uma rede, e o significado disso para a vida deste mundo. Mas o Senhor queria ensinar-lhes o significado de tudo isso para a vida eterna.
O tesouro escondido no campo fala da Palavra Viva Revelada, fala do ensino, da doutrina.
A Pérola de grande valor fala do Senhor Jesus que morreu, ressuscitou e está vivo, glorificado junto ao Pai.
Agora temos a parábola da rede.


A Parábola da Rede

Desenvolvimento
Mateus 13:47-50:  “Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes. E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora. Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.”


O ensino:
A rede é lançada ao mar para apanhar peixes. Isto significa a evangelização no mundo; Os peixes são buscados e assim todos vêm para a rede (são os homens, as pessoas); A rede cheia é puxada para a praia e lá estão os cestos para serem colocados neles os peixes que são bons. Não há cesto para os peixes ruins, eles são lançados ao mar. O mar é figura do mundo.
O Senhor Jesus trabalha, opera na igreja fiel, aquela que não se liga ao mundo, onde há toda sorte de pecado, maldade dos que não pertencem ao Senhor Jesus.
Então esta última parábola é para dizer que, um dia, esta rede lançada ao mar vai ser recolhida.  Jesus não vai errar, pois sabe quem o aceitou e quem o ama. Ele disse que um dia virá de repente e nós devemos estar preparados, na sua presença. Os anjos virão (“…virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos …” – Mt 13:49) e são eles que separarão os maus dos justos, que são aqueles que Jesus cobriu com o seu sangue.
Vocês lembram que na saída do povo de Israel do Egito para Canaã, guiado por Moisés, eles passaram o sangue de um cordeiro na porta de suas casas e quando o anjo passou no Egito para ferir os primogênitos do Egito, eles passaram também pelas casas do povo de Israel e o que viram? Sangue nas portas – nenhum mal ou morte. Estavam justificados pela obediência a Deus. Foram guardados da morte.
Assim, no momento em que os anjos vierem fazer separação, eles verão os justos, os que aceitaram o sangue que Jesus verteu na cruz para nos livrar da morte eterna.
Os peixes maus são os que se recusam a lavar suas almas no sangue de Jesus. Serão lançados na fornalha de fogo onde haverá pranto, sem a presença de Jesus.
Ao encerrar as explicações Jesus perguntou: “…Entendestes todas estas coisas? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor”. Mt 13:51.
E as crianças, intermediários, adolescentes, entenderam também? Seremos peixes bons. Jesus nos salvou não voltaremos para o mal.
Qual é a nossa escolha? Cada um fará a sua.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A PARÁBOLA DA PÉROLA DE GRANDE VALOR


EBD - ESTUDO PARA AS CRIANÇAS, INTERMEDIÁRIOS E ADOLESCENTES PARA O DIA 20.05.2012

TEMA: AS PARÁBOLAS DO SENHOR JESUS

TEXTO FUNDAMENTAL: Mateus 13:45-46

A PARÁBOLA DA PÉROLA DE GRANDE VALOR

“Outrossim, o Reino dos céus é semelhante ao homem negociante que busca boas pérolas; e, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha e comprou-a.” Mateus 13:45-46.

Introdução
Esta parábola parece um pouco com a parábola do “Tesouro Escondido”, mas tem uma pequena diferença e traz outro ensino maravilhoso.
O ensino do Senhor Jesus é dado para nós aprendermos os “Seus mistérios” (mistérios, vocês já sabem, é um segredo e depois esse segredo é contado).

A PÉROLA DE GRANDE VALOR

Desenvolvimento
Jesus ensinava que ele veio ao mundo salvar os pecadores. Por isso Jesus se tornou o nosso único salvador.
Muitas pessoas que não conheceram o Senhor Jesus, começaram a pecar, desobedecer a Deus, aos pais, fizeram religiões que os levaram a adorar ídolos. A partir daí os ensinos do mal entraram na vida da igreja e salvadores de mentira aparecem. Eram os ídolos criados por eles, anunciando às pessoas outros caminhos para irem até Deus. Então, diante de tantos caminhos, criados pelas religiões, o verdadeiro caminho é anunciado por Jesus, quando ele disse: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. João 14:6.
Comparando isso com a Parábola da Pérola de Grande Valor, Jesus é, portanto, essa “Pérola de Grande Valor”, pois ele é o único caminho que nos conduz ao Pai.
Quem mostrou ao homem que Jesus é a pérola de grande valor?
O Espírito Santo que Jesus prometeu que estaria conosco, pois é Ele quem revela Jesus aos nossos corações. Conforme Jesus mesmo disse na Palavra: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26.
Jesus representa para nós a pérola de grande valor, porque Ele é o nosso único salvador e é o único que intercede (ora) por nós junto ao Pai. (Romanos 8:34). Quem revela Jesus aos nossos corações é o Espírito Santo que habita em nós.
A pérola de grande valor é o nome de Jesus glorificado; aquele nome que Pedro e João usaram quando encontraram o enfermo na porta Formosa do Templo, que tinha mais de 40 anos assentado pedindo esmola. O que Pedro disse?
“E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou: “Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.” Atos 3:6.
Que maravilha aconteceu! O enfermo levantou em nome de uma religião? Em nome de algum ídolo? Em nome de alguém importante?
Nada disso. Ele levantou em nome de Jesus! O nome precioso como a pérola de grande valor.
O homem que encontrou a pérola de grande valor é aquele que aprendeu que ela não vem de pessoas, nem de alguma religião, mas vem da descoberta do Senhor Jesus, o único que salva, cura e faz feliz.
Aquele enfermo que foi curado na porta Formosa, confiava em pérolas que não tinham valor. Essas pérolas eram representadas por pessoas religiosas que faziam todo o esforço para ajudar aquele homem a entrar no templo, mas não conseguiam fazê-lo passar da porta para dentro.
Quando ele achou Jesus, a pérola de grande valor, ele trocou todas aquelas pessoas por Jesus, em nome de quem ele estava curado e agora andava, entrando no templo. Portanto aquele homem vendeu tudo o que tinha, abandonou tudo para ficar com uma só pérola que valia mais que tudo neste mundo, Jesus.
Jesus é a pérola de grande valor.
Jesus morreu, ressuscitou, voltou para o céu e está glorificado ao lado do Pai.
E nós aguardamos que se cumpra a promessa da sua volta.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Material de apoio: A Parábola do Tesouro Escondido



Este material foi retirado do Site: Satélite Maranata 


4ª AULA 
ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido 
TEXTO FUNDAMENTAL: Mateus 13:44 


“… O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.” Mateus 13:44


Introdução

Uma vez os discípulos perguntaram ao Senhor Jesus por que ele falava às pessoas por parábolas, que são mistérios. (Mateus 13:10)

Jesus respondeu-lhes: A vocês eu dou a explicação das parábolas porque vocês entendem a revelação que dou e que são os mistérios do Reino de Deus (Mateus 13:11).

Para outras pessoas Jesus não explicava, porque elas não entendiam a revelação do Senhor Jesus, pois não criam nele.


A Parábola do Tesouro Escondido - Desenvolvimento


Essa parábola é mesmo uma grande revelação que só ao longo da existência da igreja iria ser melhor esclarecida.

O homem que achou o tesouro só veio aparecer muitos anos depois do Senhor Jesus. Esse homem se chamava Lutero.

E esse tesouro? O que é? É a palavra de Deus, que contém ensinos que nos deixam maravilhados, como quem acha um tesouro e fica maravilhado com a beleza e a riqueza contida nele.

E o Espírito Santo, que o Senhor deixou para morar em nós, continuou e continua esclarecendo muitas maravilhas, ou seja, abrindo para nós esse tesouro, e vai continuar até o dia quando Jesus vier nos buscar.

Lutero foi um homem que dava aulas de Bíblia a muitos alunos, mas os alunos não podiam ter a Bíblia (A palavra de Deus) nas mãos, porque ela era presa por uma corrente e guardada num lugar bem escondido de modo que ninguém podia tirá-la dali para ler.

Então Lutero lia a Palavra e descobriu ensinos lindos, como por exemplo: Jesus é o bom pastor; Descobriu que existe doutrina e essa doutrina é para todos (doutrina é ensino); Descobriu também que Jesus é o nosso Salvador, ele morreu por nós; Ninguém, só Jesus deu sua vida por nós, e por isso é Jesus quem nos salva. Ele leu na Bíblia, em Hebreus 10:38: “O justo viverá pela fé”. Que grande tesouro ele achou! A palavra viva! “Eu não tenho que pagar pela minha salvação, pois sou salvo pela fé no Senhor Jesus, que morreu por mim”.

E o que Lutero fez? “Comprou aquele campo”, ou seja, pegou a Bíblia (o tesouro escondido) e traduziu para a língua que o povo falava. Depois ele preparou 95 lições (teses) maravilhosas deste tesouro que estava escondido e pregou-as na porta da igreja de um castelo numa cidade da Alemanha (Wittenberg), no dia 31 de outubro de 1517.

Essas lições diziam que a salvação não era comprada, mas que todos os que, pela fé, creem no Senhor Jesus, são salvos e um dia vão morar com Ele.

Por que esse homem fez isso? A parábola diz que “pelo gozo dele” o homem que o acha, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo. Descobrir as maravilhas da Palavra de Deus nos traz gozo, ou seja, alegria. A partir daí trocamos todos os outros valores que temos pela alegria que a Palavra nos traz, pois essa alegria nos leva para a vida eterna.

Aqueles que eram os donos do campo não haviam dado valor, porque o tesouro estava escondido naquele campo e ninguém sabia da existência dele. A Bíblia era um mistério para eles, pois não tinham conhecimento dela, visto que estava ocultada aos olhos das pessoas.

Mas aos que querem saber das maravilhas da Palavra de Deus, a esses Deus revela, como revelou aos seus alunos, discípulos, quando estavam com Jesus aqui na terra.

Agora estamos sem Jesus? Não! Ele nos deixou um revelador dos segredos dele, que é o Espírito Santo.

Foi, pois, o Espírito Santo quem a revelou a Lutero e assim nós temos, hoje, a Palavra de Deus para nos contar tantas coisas bonitas.

Hino: A tua Palavra é tesouro escondido (nº 4466).

Aula: Parábola do Tesouro Escondido

APSJ,
Boa tarde Irmãs,
Segue a sugestão de Slides para a aula da Parábola do Tesouro Escondido, criado pelas Tias Cely e Allyne, do bloguinho Servindo ao Senhor com Alegria.
Espero que Gostem